A SpaceX vai lançar o Starship V2 pela última vez e entrar oficialmente na era V3.

elon musk anunciou hoje que a spacex irá realizar o último lançamento do starship v2 a partir da starbase no sul do texas às 19:15 et de 13 de outubro (07:15 bst de 14 de outubro), marcando a entrada oficial da empresa na era do starship v3. musk divulgou fotos recentes do lançamento, indicando que este não será apenas o último lançamento do starship v2, mas também a última utilização da plataforma de lançamento 1 da starbase na sua configuração atual. a plataforma será subsequentemente submetida a extensas atualizações para suportar o starship v3 mais avançado e os modelos subsequentes.

esta missão, designada como voo 11, terá uma janela de lançamento de 75 minutos e focar-se-á em três testes técnicos fundamentais: verificar as características aerodinâmicas de reentrada do starship, testar uma nova configuração de queima de aterragem do booster e avaliar melhorias no escudo térmico. a equipa de engenharia concebeu especificamente a remoção de azulejos térmicos de determinadas áreas aquecidas para obter dados reais sobre a resistência da nave espacial em condições extremas de reentrada. estes resultados de testes críticos fornecerão diretamente um apoio técnico crucial para a produção em massa e os lançamentos subsequentes do starship v3.

notavelmente, musk revelou anteriormente na plataforma x que o starship v3 entrou na fase de produção, com a construção e os testes no solo previstos para serem concluídos até ao final de 2025, e possivelmente até mesmo o seu primeiro voo de teste. em comparação com o v2, o v3 representa uma melhoria significativa tanto no desempenho como na escala estrutural, permitindo teoricamente uma missão direta a marte. no entanto, musk enfatizou que a versão subsequente v4 será a que irá conduzir uma missão completa a marte, demonstrando o roteiro tecnológico de longo prazo da spacex para a colonização interestelar.