uma equipa de investigação internacional liderada por adam burgasser, professor de astronomia e astrofísica na universidade da califórnia, em san diego, anunciou na revista académica internacional "science" que detetaram fosfina na atmosfera da anã castanha de baixa temperatura "wolf 1130 c".
a fosfina é uma molécula simples composta por fósforo e hidrogénio. na terra, pode ser produzida por certos microrganismos anaeróbicos e atividades industriais, e sugere-se que possa ser um sinal de vida. dentro do sistema solar, a fosfina também existe nas atmosferas hostis de planetas gigantes gasosos como júpiter e saturno, mas acredita-se que a sua formação esteja relacionada com processos não biológicos de alta temperatura e alta pressão. no entanto, nunca houve uma deteção clara de fosfina em anãs castanhas ou exoplanetas antes, e esta descoberta é inédita.
de acordo com a cnmo, o objeto de investigação é a anã castanha fria "wolf 1130 c", localizada na constelação de cygnus, a 54 anos-luz da terra, que orbita um sistema binário denso composto por uma estrela anã vermelha e uma estrela anã branca.
o professor adam burgasser disse que, ao analisar os dados espectrais infravermelhos de alta precisão enviados pelo telescópio webb, descobriu as características únicas de absorção da fosfina na atmosfera de wolf 1130 c. usando modelos avançados de inversão atmosférica, concluiu que o conteúdo de fosfina na atmosfera da anã castanha é de cerca de um milionésimo.
o coautor zhang zeng hua (um professor associado da universidade de nanjing) apontou que o "baixo teor de metais" (ou seja, o teor de elementos é muito inferior ao do sol) de wolf 1130 c pode estar a alterar a composição química da sua atmosfera. num ambiente normal rico em oxigénio, o fósforo é mais provável que se combine com o oxigénio para formar outras moléculas. no entanto, na atmosfera pobre em oxigénio e rica em hidrogénio deste objeto, o fósforo pode combinar-se com o hidrogénio abundante para formar fosfina e estabilizá-la.
outra hipótese interessante é que o fósforo pode vir da anã branca wolf 1130 b do sistema. as anãs brancas podem absorver matéria das suas estrelas companheiras, o que pode desencadear explosões violentas chamadas novas. embora não tenham sido observadas explosões recentes neste sistema, é possível que explosões novas antigas não registadas tenham libertado material rico em fósforo para o sistema, que acabou por ser absorvido pela anã castanha wolf 1130 c.