O Alibaba está a desenvolver inteligência incorporada para impulsionar a IA da realidade virtual par


alegadamente, a alibaba deu um passo significativo no domínio da robótica. lin junyang, responsável pelo modelo de linguagem grande tongyi qianwen, anunciou recentemente a formação de uma pequena equipa focada na robótica e na inteligência incorporada. este passo assinala a transformação acelerada, por parte da alibaba, dos seus modelos fundamentais multimodais em agentes inteligentes capazes de operar no mundo físico. lin junyang salientou que estes agentes, equipados com capacidades de utilização de ferramentas e de memória, irão alcançar um raciocínio a longo prazo através da aprendizagem por reforço, "e têm de passar, definitivamente, do mundo virtual para o mundo físico".

numa altura em que os gigantes tecnológicos globais estão a correr para implementar a robótica, a alibaba cloud liderou, no mês passado, um investimento de 140 milhões de dólares na startup chinesa de robótica x square robot, marcando a sua primeira incursão na inteligência incorporada. há duas semanas, na conferência yunqi 2025, o ceo da alibaba, wu yongming, afirmou que o investimento global em ia atingirá 4 biliões de dólares nos próximos cinco anos, e que a alibaba deve acompanhar esta tendência. para além do investimento de 380 mil milhões de yuans em infraestruturas de nuvem e ia ao longo de três anos, anunciado anteriormente, a alibaba planeia investimentos adicionais.

como diretor técnico da tongyi qianwen, lin junyang liderou anteriormente o desenvolvimento de modelos multimodais capazes de processar entradas de áudio, imagem e texto. a criação da equipa de inteligência incorporada significa que a alibaba está a expandir-se da ia puramente virtual para o campo da inteligência física.