O ChatGPT irá suportar aplicações de terceiros integradas, permitindo aos utilizadores chamá-las dir


a openai anunciou na sua conferência de desenvolvedores devday 2025 que está a oferecer aos desenvolvedores uma nova forma de criar aplicações no chatgpt. a partir de segunda-feira, os utilizadores do chatgpt poderão aceder a aplicações interativas de empresas como booking.com, expedia, spotify, figma, coursera, zillow e canva. a openai irá também lançar uma pré-visualização do seu sdk de aplicações para facilitar a vida a mais desenvolvedores.

"esperamos que o chatgpt seja uma ótima forma de as pessoas melhorarem, tornarem-se mais eficientes, mais criativas, aprenderem mais rapidamente e melhorarem em tudo o que fazem na vida", disse o ceo sam altman. "as 'aplicações criadas no chatgpt' irão permitir uma nova geração de aplicações interativas, adaptativas e personalizadas que tornam o chat mais fácil."

o novo sistema é o mais recente esforço do chatgpt para construir um ecossistema de aplicações. ao contrário da anteriormente lançada gpt store, as aplicações chatgpt irão integrar-se diretamente nas respostas do chatgpt e permitir aos utilizadores aceder a ferramentas de terceiros em conversas diárias. isto proporciona um melhor canal de distribuição para as aplicações dos desenvolvedores.

ao introduzir os nomes de diferentes aplicações no chatgpt, os utilizadores podem extrair conteúdo de vários serviços. por exemplo, um utilizador pode trazer a aplicação figma dizendo: "figma, transforme este esboço num diagrama funcional". os utilizadores também podem trazer a aplicação coursera perguntando: "coursera, podes ensinar-me sobre aprendizagem automática?"

numa demonstração da aplicação zillow, um utilizador pode usar linguagem natural para solicitar ao chatgpt que procure apartamentos na sua área dentro de um determinado intervalo de preços. o chatgpt, em seguida, apresenta um mapa interativo mostrando as opções, e o utilizador pode conversar com o chatgpt para saber mais sobre cada uma delas.