a startup de ia perplexity anunciou hoje que disponibilizou o seu navegador inteligente "comet" para download gratuito em todo o mundo. comet, que costumava custar 200 dólares por mês (cerca de 1.425 rmb), passou oficialmente para um modelo gratuito após um período de espera de três meses, com o objetivo de desafiar a quota de mercado dos navegadores principais, como o google chrome.
apesar de começar como uma versão gratuita, comet mantém uma estratégia de serviço faseada. os utilizadores gratuitos podem utilizar funcionalidades básicas, como o assistente de ia na barra lateral e notícias personalizadas e planos de viagem. a versão paga oferece modelos de ia mais poderosos e funcionalidades avançadas, como respostas automáticas de e-mail e gestão de caixa de entrada. o assistente de ia de back-end pode até realizar operações complexas, como comparar automaticamente bilhetes de concertos e selecionar as opções de voo ideais. estas funcionalidades são alimentadas pela ferramenta de integração de dados da perplexity, "connector".
notavelmente, comet foi exposto a uma vulnerabilidade de segurança pouco depois do seu lançamento em julho. a equipa de investigação do navegador brave descobriu que a função de resumo de página web do comet poderia ser explorada, permitindo que sites maliciosos roubassem informações sensíveis, como os endereços de e-mail dos utilizadores, através de comandos ocultos. a perplexity já abordou esta questão com urgência, mas o incidente desencadeou discussões sobre a segurança dos navegadores de ia. a mudança estratégica de serviços de subscrição caros para serviços completamente gratuitos demonstra a ambição da perplexity de construir um ecossistema de ia através da expansão da sua base de utilizadores.