a empresa de tecnologia norte-americana nvidia e a fabricante japonesa de comunicações e computadores fujitsu concordaram em colaborar no campo da inteligência artificial (ia). eles irão utilizar os chips de computador da nvidia para desenvolver robôs inteligentes e várias tecnologias inovadoras.
de acordo com relatórios, as duas empresas planeiam cooperar na construção de uma "infraestrutura de ia" para apoiar várias aplicações futuras de ia em áreas como saúde, fabricação, ambiente, computação de próxima geração e serviços ao cliente. as empresas pretendem estabelecer esta infraestrutura de ia no japão até 2030.
as empresas afirmaram que a infraestrutura será inicialmente personalizada para o mercado japonês, aproveitando a longa experiência operacional da fujitsu no mercado japonês. posteriormente, será implantada globalmente, utilizando as unidades de processamento gráfico (gpus) da nvidia, que estão no centro da tecnologia de ia.
a fujitsu e a nvidia já colaboraram no campo da ia, utilizando a tecnologia de gémeos digitais e robótica para melhorar a eficiência da produção e resolver a escassez de mão-de-obra devido ao envelhecimento da população.