o google anunciou que a sua funcionalidade de ia generativa, "try on", agora suporta calçado, permitindo aos utilizadores experimentar ténis ou salto alto online. os utilizadores clicam no botão "try it on" numa página de produto e carregam uma foto de corpo inteiro para começar, semelhante à experiência de experimentação virtual de compras online.
o google afirma que a funcionalidade consegue perceber a "forma e profundidade" das roupas, preservando estas nuances ao mostrar como ficarão neles. try on também apresenta imagens de produtos que o utilizador experimentou recentemente, permitindo comparações rápidas de como diferentes sapatos ficarão neles.
em suma, try on permite aos utilizadores ter uma ideia aproximada de como as roupas ficarão e se sentirão na vida real sem ter de experimentar vários conjuntos numa loja física. no entanto, uma vez que esta funcionalidade ainda é alimentada por ia, podem existir discrepâncias na forma do corpo, características pessoais ou detalhes das roupas em comparação com pessoas reais e produtos reais. o google lembra aos utilizadores que apenas devem carregar fotos de corpo inteiro que lhes pertençam ou que tenham autorização para utilizar. ao tirar fotos, certifique-se de que a iluminação é boa, o fundo está limpo, as roupas não são demasiado folgadas e a posição da câmara é moderada.
no início deste ano, try on estava apenas disponível no google search e no google shopping nos estados unidos após uma atualização. a funcionalidade expandiu-se agora para o canadá, austrália e japão. além disso, o google lançou uma aplicação experimental chamada doppl no início deste ano que permite aos utilizadores experimentar virtualmente roupas através dos seus próprios avatares animados ou modelos de ia para explorar diferentes looks e estilos.