O fim do suporte ao Windows 10 desencadeou um aumento nas vendas de PCs em todo o mundo.


as remessas globais de pcs aceleraram significativamente à medida que os utilizadores se preparam para atualizar para o windows 11. de acordo com a idc, as remessas de pcs atingiram 75,9 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2025, um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior. os especialistas atribuem este crescimento à substituição ativa de sistemas windows 10 mais antigos, à medida que o windows 10 se aproxima do fim do seu ciclo de vida de suporte.

a idc observou que a procura por atualizações de dispositivos se tornou um importante impulsionador de vendas, com muitos utilizadores e empresas a procurar atualizar para modelos mais modernos compatíveis com o windows 11.

as atualizações de computadores têm sido particularmente ativas no japão, onde a transição para o windows 11 coincide com a implementação do programa educacional giga project, que fornece tecnologia moderna às escolas.

a idc prevê que a tendência de atualização de pcs continuará até 2026, quando as empresas e os consumidores finalmente transitarão do windows 10. os analistas acreditam que as atualizações generalizadas de hardware terão um impacto a longo prazo na indústria, e a transição para o windows 11 será o maior impulsionador das vendas de pc nos últimos anos.