A Intel apresenta os processadores Panther Lake com a nova arquitetura Xe3 e gráficos.

a intel apresentou oficialmente os seus processadores móveis panther lake de próxima geração, previstos para laptops em 2026. estes são os primeiros chips construídos na tecnologia de processo proprietária 18a da intel, com foco na melhoria da eficiência energética, desempenho gráfico e capacidades de ia.

os processadores intel core ultra de terceira geração (panther lake) são projetados para aumentar o desempenho, a eficiência energética e as capacidades gráficas, mantendo a acessibilidade para laptops de todos os níveis. estes processadores estão disponíveis em três variantes: 8 núcleos, 16 núcleos e uma versão de 16 núcleos com 12 novos núcleos gráficos xe3 e 12 unidades de rastreamento de raios. esta é a gráfica integrada mais poderosa da intel até agora, rivalizando com o desempenho de placas gráficas discretas.

a nova arquitetura, composta por cougar cove (núcleos p) e darkmont (núcleos e), oferece um desempenho multithread até 50% superior com o mesmo consumo de energia, ou até 40% menos consumo de energia com o mesmo desempenho. a intel afirma que a melhoria da eficiência energética geral do chip permitirá uma maior duração da bateria nos laptops em comparação com a série lunar lake do ano passado.

o desempenho de jogos é um foco principal. os chips de gama baixa terão quatro núcleos gráficos xe3, enquanto os chips de gama alta terão até 12. o intelligent bias control v3 permitirá que o windows distribua tarefas pelos núcleos, maximizando a utilização dos recursos gráficos. a intel está também a implementar um sistema de pré-compilação de shaders de jogos baseado na nuvem para reduzir a latência e a falta de fluidez durante o jogo - semelhante às soluções oferecidas pela microsoft e pela valve.

panther lake também inclui uma nova npu (unidade de processamento neural) para tarefas de ia, suporte para até 96 gb de ram e um módulo lpcamm, bem como um motor de multimédia melhorado com codificação de hardware para avc, av1 e xavc.

a intel lançou processadores panther lake com a nova arquitetura xe3 e gráficos.
a produção dos processadores já começou. os primeiros dispositivos baseados em panther lake deverão ser lançados no final de 2025 ou início de 2026.