recentemente, a mídia sul-coreana informou que a huawei, a principal gigante tecnológica da china, está a atrair ativamente talentos globais, com o número de investigadores sul-coreanos a atrair grande atenção. de acordo com um relatório recente da cbs no cut news, em junho deste ano, o número de pessoal de i&d sul-coreano a trabalhar na huawei tinha ultrapassado os 300.
um insider sénior da indústria familiarizado com a huawei revelou, "atualmente, existem aproximadamente 300 pessoal de i&d sul-coreano a trabalhar na huawei. estes indivíduos não são etnicamente coreanos da china, mas sim cidadãos sul-coreanos que receberam educação formal na coreia do sul." o insider acrescentou, "embora a saída de talentos tecnológicos sul-coreanos para grandes empresas tecnológicas americanas seja mais conhecida, entende-se que outras empresas tecnológicas chinesas, para além da huawei, também empregam um número significativo de investigadores sul-coreanos."
a mídia sul-coreana afirmou que estes dados confirmam que um grande número de investigadores sul-coreanos se enraizou na china. as empresas tecnológicas chinesas estão continuamente a atrair os melhores talentos globais, oferecendo condições favoráveis, incluindo salários elevados. atualmente, o pessoal de i&d da huawei representa 55% da sua força de trabalho total de 208 000. embora os funcionários sul-coreanos não constituam a maioria da equipa de i&d, a tendência ainda é notável.
vale a pena mencionar que, contrariamente à crença comum de que "principalmente talentos científicos e tecnológicos que se aproximam da idade da reforma optam por ir para a china", os inquéritos reais mostram que entre os talentos coreanos empregados pela huawei, a proporção de investigadores ativos no período áureo das suas carreiras também é bastante elevada, reflectindo que as empresas tecnológicas chinesas estão a tornar-se mais atraentes para talentos de alto nível de todas as idades.