A Apple vai reformular a sua gestão, e John Ternus pode tornar-se CEO.


de acordo com a bloomberg, a apple está a entrar na sua mais significativa remodelação de liderança em mais de uma década, com vários executivos a prepararem-se para sair, à medida que o ceo tim cook começa a moldar a próxima geração de líderes da empresa. jeff williams, há muito considerado um potencial sucessor de cook, deixará a empresa ainda este ano, marcando outra grande remodelação na liderança superior da apple.

uma das figuras mais observadas é john giannandrea, vice-presidente sénior da apple para a estratégia de aprendizagem automática e inteligência artificial. giannandrea juntou-se à apple proveniente da google em 2018 e liderou os esforços de ia da apple, incluindo o lançamento do apple intelligence. no entanto, a sua posição "esteve em limbo durante anos" devido a contratempos no redesenvolvimento da siri e debates internos na apple sobre a direção da ia. algumas das responsabilidades de giannandrea foram reatribuídas a mike rockwell, que anteriormente liderava o projeto vision pro e é agora responsável por melhorar a siri.

para reforçar as suas capacidades de ia, a apple está alegadamente a considerar trazer talentos externos, incluindo um executivo sénior de ia da meta. além disso, a divisão de hardware da apple pode ver alterações de pessoal. johny srouji, vice-presidente sénior de tecnologias de hardware da apple e o executivo por trás dos chips personalizados das séries a e m, está a "avaliar o seu futuro". potenciais sucessores internos incluem zongjian chen, que lidera as equipas de modem e wireless, e sri santhanam, que supervisiona o design do processador. lisa jackson, vice-presidente de ambiente, política e iniciativas sociais da apple, está também a considerar a reforma.

cook pode eventualmente assumir o papel de presidente do conselho de administração, semelhante às transições que jeff bezos, bill gates e larry ellison fizeram nas suas respetivas empresas. o principal candidato interno para suceder a cook é john ternus, vice-presidente sénior de engenharia de hardware da apple, que tem um perfil crescente dentro da empresa e desempenha um papel cada vez mais importante na definição da estratégia de produto.

de acordo com a imprensa estrangeira, ternus, de 50 anos, "encaixa no perfil de um sucessor a longo prazo", porque tem a mesma idade que cook quando este se tornou ceo em 2011. o conselho de administração da apple parece estar a inclinar-se para selecionar um tecnólogo em vez de um executivo de operações ou vendas como o seu próximo líder, à medida que a empresa procura reviver a inovação em áreas como a inteligência artificial, a realidade mista e a automação residencial.