o comité organizador dos jogos olímpicos e paralímpicos de los angeles de 2028 anunciou recentemente que a google se tornará o fornecedor oficial de cloud para os jogos e se juntará à organização la28 como parceiro fundador. esta parceria estende-se para além dos próprios jogos olímpicos, abrangendo a equipa dos eua e a transmissão dos jogos nos estados unidos pela nbcuniversal. ao abrigo do acordo, a infraestrutura de cloud e as ferramentas de inteligência artificial da google, incluindo o modelo de grande escala gemini e a nova funcionalidade de pesquisa "modo ia", ajudarão os espetadores a acederem mais facilmente a informações sobre os eventos durante as transmissões multiplataforma da nbcuniversal e a apoiar as operações da la28.
o presidente da la28, casey wasserman, afirmou que a parceria visa criar "jogos olímpicos tecnologicamente avançados, altamente interativos e digitalmente acessíveis". o vice-presidente de marketing da google, marvin chow, salientou que a parceria tornará a experiência olímpica "mais personalizada e interativa". o chefe de publicidade da nbcuniversal, mark marshall, também acredita que a combinação da tecnologia da google com o conteúdo da nbcu criará uma "experiência de visualização de classe mundial" para os espetadores. além disso, o youtube servirá como uma extensão das transmissões da nbcuniversal, apresentando conteúdos selecionados do evento.
espera-se que a tecnologia da google apoie milhões de espetadores, atletas e mais de 70.000 voluntários e funcionários. esta parceria surge numa altura em que a la28 está a expandir ativamente o seu portefólio de patrocínios, com a google a tornar-se o quinto parceiro fundador, depois da starbucks, honda, comcast e delta air lines. a la28 planeia assinar novas parcerias no valor total de 800 milhões a 1 mil milhões de dólares até 2025, com as receitas totais de patrocínio previstas para atingir aproximadamente 2 mil milhões de dólares. los angeles já acolheu os jogos olímpicos de verão duas vezes (em 1932 e 1984), e 2028 marcará a terceira vez que a cidade acolhe os jogos olímpicos e a primeira vez que acolhe os jogos paralímpicos. os eventos utilizarão principalmente as infraestruturas e instalações existentes, sem que seja necessária a construção de novas infraestruturas permanentes.