A Kia encontra uma forma de tornar os carros elétricos mais baratos e mais duráveis.

a kia motors da coreia do sul está a testar um sistema de "passaporte de bateria" ao nível da bateria, dando um passo em direção à adoção em massa de veículos elétricos. esta abordagem de gestão de baterias deverá abrir caminho para baterias mais duradouras.

a tesla, a volvo e a audi já exploraram anteriormente o conceito de um passaporte de bateria. por exemplo, a volvo planeia utilizar a tecnologia blockchain da startup britânica circulor para rastrear a composição das suas baterias, a origem das suas matérias-primas e a sua pegada de carbono. mas a kia vai mais longe.

os testes da kia abrangem células de bateria individuais, não apenas todo o conjunto de baterias. a empresa está a utilizar um veículo elétrico ev3 modificado, equipado com um sistema de monitorização da empresa britânica dukosi.

cada célula de bateria transmite dados para um "passaporte digital", que o condutor pode aceder em tempo real através do sistema multimédia do veículo. após reparações, esta informação é automaticamente atualizada.

esta tecnologia pode detetar problemas precocemente, exigindo a substituição de células individuais em vez de todo o conjunto de baterias, reduzindo significativamente os custos de manutenção. a kia planeia implementar o sistema de passaporte de bateria na europa até fevereiro de 2027.