a ferrari divulgou os primeiros detalhes do seu primeiro carro elétrico, o elettrica. a empresa promete que ele terá todos os recursos de um ferrari. notavelmente, o design do carro foi supervisionado pela lovefrom, o estúdio fundado pelo ex-diretor de design da apple, jony ive.
o elettrica terá quatro motores elétricos montados por baixo da sua carroçaria, um para cada roda, com uma potência combinada superior a 1.000 cavalos. esta configuração permite que o sistema de controlo de tração distribua o binário com maior precisão.
o carro elétrico contará com uma suspensão ativa, capaz de ajustar instantaneamente a rigidez e a distância ao solo de cada roda. esta tecnologia foi utilizada pela primeira vez nos supercarros purosangue e f80. os engenheiros prestaram especial atenção à otimização do som.
em vez de utilizar efeitos artificiais, a ferrari utiliza acelerómetros dentro dos motores elétricos que detetam as vibrações reais e as amplificam através de um amplificador digital, tal como uma guitarra elétrica através de um amplificador combinado.
o ferrari elettrica terá uma autonomia superior a 530 quilómetros e será alimentado por uma bateria de 122 quilowatts. espera-se que o supercarro seja oficialmente revelado em 2026.