A OpenAI espera transformar o ChatGPT num sistema operativo completo.


o ceo do chatgpt, nick turley, disse ao techcrunch numa entrevista que a openai está a considerar a transição do serviço de um chatbot para uma plataforma completa — essencialmente um novo sistema operativo. ele explicou que, tal como os browsers se tornaram a plataforma central para aplicações web nos últimos anos, o chatgpt poderia tornar-se uma porta de entrada para serviços e aplicações digitais, permitindo aos utilizadores não só comunicar com a ia, mas também realizar tarefas quotidianas.

o recente lançamento do chatgpt de integrações de aplicações de terceiros marca o primeiro passo para esta visão. os utilizadores podem agora encomendar comida, reservar viagens ou aceder a materiais educacionais diretamente através da interface do chatgpt, enquanto os programadores podem criar as suas próprias aplicações para os seus 800 milhões de utilizadores ativos. esta abordagem transforma o chatgpt num "centro de ia", unificando a comunicação e a funcionalidade dentro de um único ecossistema.

turley afirmou que o objetivo da openai é construir um sistema onde o chatgpt atue como um browser, integrando várias aplicações e serviços. a empresa já está a colaborar com antigos designers da apple liderados por jonathan ive e há rumores de que está a desenvolver o seu próprio browser. tudo isto sugere o potencial da openai para criar um ecossistema unificado — ligando a ia, as aplicações e até mesmo dispositivos físicos sob uma única conta. numa entrevista, turley enfatizou que o chatgpt não é apenas um produto comercial, mas sim "uma forma de cumprir a missão da openai" de disseminar a ia para o benefício da humanidade. se este projeto do ecossistema de aplicações for bem-sucedido, o chatgpt tornar-se-á verdadeiramente um novo sistema operativo — um que serve não só os computadores, mas também a vida digital dos utilizadores.