em 10 de outubro, a intel apresentou em antevisão o processador core ultra 300 "panther lake" e também partilhou detalhes sobre a estreia da arquitetura gráfica xe3 do chip.
intel apresenta a arquitetura gráfica xe3: maior escala e desempenho abrangentemente otimizado
a arquitetura gráfica xe3 é uma expansão e atualização da xe2. a sua escala reflete-se no facto de que uma única fatia de renderização pode acomodar até seis núcleos xe e seis unidades de tração de raios, um aumento de 50% em comparação com as quatro e quatro fatias na xe2, respetivamente.
"panther lake" inclui duas versões de gráficos integrados: uma gpu 4xe e uma gpu 12xe. a primeira apresenta quatro núcleos xe divididos por duas fatias de renderização e uma cache l2 de 4mb; a segunda possui duas fatias de renderização de tamanho completo e uma capacidade l2 aumentada de 16mb para reduzir os requisitos de largura de banda externa.
em termos de desempenho, a arquitetura xe3 introduz núcleos xe de terceira geração, com oito motores de vetores de 512 bits e oito motores de matriz xmx de 2048 bits. a capacidade da cache l1/slm foi aumentada em 33%. os threads do motor de vetores foram aumentados em até 25%, com suporte para alocação de registos variáveis. os motores xmx podem fornecer 120 tops de poder de computação, e o desempenho de tração de raios também foi melhorado.
no geral, a gpu xe3 em panther lake apresenta um desempenho gráfico mais de 50% superior ao de lunar lake e uma eficiência energética mais de 40% melhor do que a de arrow lake h.