a huawei anunciou os seus avanços nas redes 5g-advanced (5g-a, ou 5.5g) de alta largura de banda. a empresa lançou um roteiro preliminar para a implementação da norma de comunicações atualizada.
a huawei prevê que, até ao final de 2025, o número de utilizadores com smartphones 5g-a irá exceder os 100 milhões, e o número de tais redes de grande escala alcançará, pelo menos, 50. estes números, por sua vez, deverão atrair investimentos na nova norma de comunicações.
a empresa observou que a sua tecnologia é concebida para suportar um grande número de ligações de baixa latência e está focada nas cargas de trabalho de inteligência artificial em tempo real.
de acordo com um representante da huawei, até 2030, as aplicações de inteligência artificial irão quase substituir o software móvel tradicional, tornando as comunicações móveis de alta velocidade ainda mais omnipresentes. a empresa espera que o número de dispositivos ativos que suportam capacidades de redes neurais exceda os 400 milhões até ao final deste ano.
espera-se que a china faça os progressos mais rápidos devido às condições regulamentares e de fabrico favoráveis no país. noutros países, a implementação de redes 5.5g dependerá do nível de apoio que outras empresas prestam ao ecossistema da huawei.