a samsung anunciou que irá adicionar novas funcionalidades aos seus dispositivos wearables, incluindo o smartwatch "galaxy watch". a empresa planeia equipar estes dispositivos com detectores que podem detetar doenças cardíacas fatais.
a disfunção sistólica é uma condição na qual os ventrículos do coração não conseguem bombear sangue de forma eficaz, levando a um bloqueio do fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos. isto muitas vezes leva a uma condição fatal chamada insuficiência cardíaca.
a samsung anunciou que irá instalar um algoritmo no seu smartwatch para detetar sinais precoces desta doença. de acordo com funcionários da empresa, este desenvolvimento foi aprovado pela agência coreana de segurança alimentar e medicamentos (mfds). esta nova funcionalidade é baseada na tecnologia de leitura de eletrocardiograma (ecg) baseada em redes neurais.
esta tecnologia foi desenvolvida por uma empresa startup sul-coreana, a medical ai. a empresa utilizou dados de ecg recolhidos em contextos clínicos para treinar um algoritmo dedicado. os dados recolhidos pelo smartwatch são analisados por uma aplicação chamada "aitia lvsd-1l", que está atualmente disponível no google play.
ainda não é claro quando o galaxy watch será capaz de detetar sintomas de insuficiência cardíaca.
a samsung está a colaborar com o departamento de engenharia biomédica da universidade de hanyang, em seul, para desenvolver um dispositivo eeg auricular. este protótipo provou ser capaz de detetar sonolência e "gostos" de vídeos, analisando a atividade cerebral durante a visualização de vídeos.
esta funcionalidade de deteção de sonolência pode ser útil durante a condução, e a capacidade de identificar vídeos que foram "gostados" pode ser utilizada em publicidade direcionada. a samsung ainda não anunciou planos para lançar este dispositivo.