a empresa norueguesa opera lançou oficialmente um novo navegador, o neon, equipado com ia. no entanto, está apenas disponível para utilizadores com uma subscrição paga.
o neon foi anunciado como um "navegador agente" em maio, mas os detalhes só recentemente se tornaram claros. o neon utiliza vários agentes de ia, cada um com as suas próprias funções. por exemplo, "tasks" cria um espaço de trabalho para processos específicos, e "do" lida com a navegação na web dentro das tarefas. os utilizadores também podem guardar instruções para os agentes num formato de cartão.
o navegador está atualmente disponível com uma subscrição mensal de 19,90 dólares, e outros utilizadores podem inscrever-se na lista de espera. a opera não divulgou o número de utilizadores que utilizam o neon.
a opera irá competir com o comet da perplexity e o chatgpt agent da openai com este novo navegador de ia. além disso, em setembro, a atlassian adquiriu a empresa de navegadores (o desenvolvedor do dia), e o google planeia adicionar diretamente as funcionalidades do gemini ao chrome.