as redes neurais são tipicamente utilizadas como ferramentas suplementares para o processamento de fotos em smartphones. mas os desenvolvedores da startup britânica camera intelligence levaram as coisas um passo além, criando a caira, uma câmara mirrorless alimentada por ia que se liga ao seu iphone e substitui o seu módulo de câmara principal.
graças à montagem magnética magsafe, este novo dispositivo transforma o seu smartphone numa câmara confortável e com boa aderência. com a caira, pode tirar uma foto e usar a rede neural nano banana para editar instantaneamente: ajustar a iluminação, reproduzir cores, remover objetos indesejados e muito mais.
a caira suporta lentes de câmara micro four thirds intercambiáveis e vem com a sua própria bateria. de acordo com os seus desenvolvedores, o seu sensor de imagem é 400% maior do que o de um telemóvel, uma vantagem significativa em relação à câmara integrada do iphone.
a caira estará disponível para pré-encomenda no kickstarter a partir de 30 de outubro, mas o preço ainda não foi anunciado.