os desenvolvedores do firmware personalizado lineageos lançaram uma nova versão baseada no android 16. permite que os utilizadores de mais de 100 modelos de smartphones mais antigos utilizem funcionalidades e aplicações modernas, mesmo após o fim do suporte oficial.
o lineageos 23.0 é baseado na versão beta estável de junho do android 16, em vez da mais recente qpr1. isto deve-se ao facto de o código-fonte desta última estar apenas disponível para os parceiros oem da google. mesmo nesta forma, o firmware oferece muitas inovações, incluindo navegação preditiva e suporte para o modo de segurança melhorado.
o firmware inclui uma aplicação aperture atualizada com capacidades de ultra hdr e fotografia raw, bem como uma notification island melhorada com efeitos visuais dinâmicos e novos indicadores.
o twelve media player inclui agora um novo botão de embaralhamento, um novo ecrã "now playing" que apresenta estatísticas de reprodução, integração expandida do jellyfin e outras funcionalidades. foi adicionado um novo lançador de ecrã inicial catapult para televisões, oferecendo acesso rápido e uma interface clara sem anúncios ou recomendações.
esta versão também inclui versões atualizadas da utilidade de backup seedvault e do calendário etar, juntamente com um novo conjunto de toques e alarmes. outra funcionalidade útil é a capacidade de executar o lineageos numa máquina virtual via qemu.
uma lista completa de novas funcionalidades e dispositivos suportados também pode ser encontrada no site oficial do projeto. a equipa de desenvolvimento também anunciou o fim do suporte para o lineageos 21 e expandiu a lista de dispositivos compatíveis para a versão 22.2, baseada no android 15 qpr2.